top of page
Foto do escritorcoopidade

CUIDADOR DE PESSOAS


O que é um cuidador?

Um cuidador de idosos ou qualquer outro tipo de pessoa exerce funções de auxílio para as pessoas que estão temporariamente incapazes de exercer o autocuidado. De forma geral, suas funções são: ajudar nas atividades de vida diária, administrar medicamentos por via oral prescritos pelo especialista, auxiliar na deambulação e mobilidade, ajudar no banho, ter cuidados com a organização do ambiente onde se encontra o paciente, propiciar o conforto físico e psíquico, estimular o relacionamento e contato com a realidade, ajudar o paciente para participar de atividades recreativas e sociais, conferir sinais vitais, reconhecer sinais de alteração (alerta), e prestar primeiros socorros em situação de urgência.

 

Qual o conhecimento necessário?

Para ser um cuidador profissional é necessário ter algum curso da área que tenha sido feito em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde. O ideal é um curso de no mínimo 60 horas para se ter um conhecimento mais abrangente.

 

Quais as qualidades necessárias para ser um cuidador?

Além do conhecimento na área da saúde, que é um ponto muito importante, o cuidador também deve ter algumas características específicas para exercer com maestria a profissão.


As características mais importantes são: ter amor pelo que faz e ter paciência.


Não basta ter somente o conhecimento teórico, é preciso saber lidar com os pacientes e ter paciência para acompanhar o ritmo necessário.


Além disso, é preciso ter muita responsabilidade, já que suas ações refletem diretamente na vida da pessoa que está sendo cuidada.


O cuidador também deve ter: empatia, senso de organização, simpatia, sensibilidade e delicadeza para com o outro.


Quando se cuida do outro, é muito fácil cair numa atitude “protetora” e querer fazer tudo pela pessoa, ainda mais quando este é da família, mas precisamos compreender que, a não ser que a pessoa esteja passando por um transtorno cognitivo (Distúrbio cerebral devido a um derrame cerebral, demência ou outro problema de saúde), ELE, mesmo debilitado e precisando de cuidados, precisa tomar as decisões sobre sua vida. A decisão continua sendo do paciente. Isto pode ser difícil para o cuidador, mas deve ter cuidado e estar alerta para não cair na superproteção.

Uma das necessidades humanas mais importantes é o respeito e a dignidade, essa necessidade não muda quando a pessoa adoece e fica incapacitada, de fato, esta poderia inclusive acentuar-se mais.


O cuidador não só precisa ter o conhecimento, mas também ter amor pela sua profissão, paciência, ter o dom, vontade de ajudar, elevar a autoestima, mostrar o lado bom da vida, ter respeito ao paciente, e um dos quesitos mais importantes, a responsabilidade.


O que não faz parte dos serviços prestados pelo cuidador?

Não realizar procedimentos invasivos, tais como aplicação de injeções, aspirações, manipulação de sonda, etc. O serviço doméstico também não faz parte das obrigações do cuidador.


Por que devo contratar um cuidador da Melhor Cuidar?

Os nossos profissionais passam por um rigoroso processo seletivo, além dos testes aplicados, solicitamos referências anteriores, e checamos toda a documentação. A vantagem de contratar pela Melhor Cuidar é: além de não criar vínculo empregatício com o cuidador, terá plena assistência por todo o atendimento, como: substituição do cuidador quantas vezes forem necessárias, controle de escalas, folgas, etc..


Lembrando que, a Melhor Cuidar se responsabiliza por todo processo laboral.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page